• Núcleo de Empreendedores da USP

Você já ouviu falar sobre o Omnichannel?

Atualizado: 21 de Out de 2020

Omnichannel trata-se de uma estratégia de marketing que consiste em ligar diferentes canais de atuação de uma empresa a fim de manter a sincronia nos negócios. Assim possibilita ao cliente uma melhor experiência, através da ligação dos meios virtuais e físico.

Atualmente, temos passado por uma crise. Devido a pandemia, o comércio não essencial foi fechado, sendo que somente agora, após 3 meses de isolamento as atividades comerciais tem sido retomadas, e ainda com diversas restrições, devido a isso, o omnichannel tem sido cada vez mais utilizado, e para entendemos como ele se encaixa nesse contexto, é necessário compreender o seu funcionamento.


Primeiramente, é necessário estabelecer as diferenças entre o omnichannel e o multichannel. Embora ambos se refiram ao uso de múltiplos canais de comunicação para a realização de vendas online, no omnichannel, o consumidor pode transitar livremente entre diferentes canais de uma mesma compra, uma vez que estes canais estão conectados, complementando-se e possibilitando uma mesma experiência de compra. Já o multichannel, apesar de também possuir múltiplos canais, o consumidor pode escolher dentre os variados canais o qual acredita que seja o melhor para realizar sua compra, descartando os demais, são canais concorrentes e possibilitam diferentes experiências de compra.




Sendo assim, nesse momento que estamos vivendo, o omnichannel possibilita que as empresas mantenham seu negócio em vigor, como no caso de varejos que antes possuíam somente loja física, e necessitam de inovações em seus canais de vendas. Como o omnichannel possibilita que o varejista ofereça uma experiência virtual tão agradável quanto a presencial, seu uso tornou-se cada vez mais frequente.


Um bom exemplo prático da aplicação desta estratégia, é quando um cliente, mesmo estando dentro da loja física, pode utilizar o aplicativo da marca para verificar se existe o produto específico que deseja. Se encontrá-lo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja e, optar por receber a entrega em casa.


Sendo assim, essa estratégia de marketing tende a ficar cada vez mais reconhecida, e ser cada vez mais utilizada, já que está mais relacionada com a experiência de compra do cliente, principalmente nos tempos atuais. Pois o omnichannel está mais ligado à experiência de compra do cliente, do que com o posicionamento da marca em diferentes meios de comunicação.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MVP