• Pedro Leonel

Empreendedorismo Verde: O Impacto Da Sustentabilidade No Ecossistema

Atualizado: Mai 19

O dia 22/04 é data em que é celebrada o Dia Mundial da Terra e junto com o time maravilhoso de eventos do Núcleo de Empreendedores da USP de Ribeirão Preto, o qual faço parte, foi realizado o Núcleo 360 com um tema não poderia ter sido outro se não sustentabilidade e meio ambiente, denominado Empreendedorismo Verde.

Nesta data tão importante, foi planejado o primeiro episódio da série Núcleo 360, um evento cuja temática foi elaborada para trazer ao público uma mesa redonda, isto é, um bate-papo com figuras especializadas no tema de sustentabilidade e meio ambiente em diferentes âmbitos da sociedade. O time de eventos pensou em convidar: uma docente da USP para representar a área acadêmica e mostrar tendências e preocupações da universidade em pesquisas e projetos sustentáveis e que geram benefícios ao meio ambiente, outros dois convidados representando as ONGs Greenpeace e WWF Brasil, para mostrar o panorama atual de projetos destas; estratégias de atuação e proteção em áreas povoadas e áreas não povoadas, bem como projetos de divulgação e motivação para levar às pessoas questões sustentáveis e, por fim, contamos também com a presença de um palestrante representando a iniciativa privada para abordar questões sustentáveis, possíveis ações e tendências no âmbito sustentável e ambiental no empreendedorismo.

Dito isto, houve um bate-papo ao vivo entre nossos convidados, com interação do público e tudo foi muito melhor que o planejado, fluiu de uma maneira natural, e contamos com o engajamento de todos os participantes. Sem sombra de dúvidas este evento contribuiu muito para mim, para o time de eventos do Núcleo, para o Núcleo em si, e, principalmente para os nossos participantes. Aprendemos que simples atitudes podem ser sustentáveis, pois o sustentável pode ser sim o mais econômico, isto é, quebrando um paradigma que pensar em questões positivas para preservar o meio ambiente é economicamente inviável. Pensar em sustentabilidade é pensar no futuro, pensar que as atitudes de agora refletem no amanhã, ou seja, certos comportamentos e práticas irão culminar diretamente em problemas ou soluções para as próximas gerações.

O papel fundamental de um empreendedor, visto que este é um agente de mudança é pensar sim em questões sustentáveis, tais como: rastreabilidade de toda sua produção e como também com fornecedores, assim a empresa certificará a origem da matéria-prima, sua cadeia produtiva e se ocorrer alguma falha, algum ponto que gera danos ao meio ambiente e aos seus colaboradores estas podem ser reparadas rapidamente e pontualmente. Outra questão que deve ser imprescindível para o mundo do empreendedorismo é pensar em questões de inovação, mas não somente dos seus serviços/produtos ou marketing, e sim inovações para desenvolvimento de ações e medidas sustentáveis em seus processos e produtos, algo importante é justamente contatar centros de pesquisas - como a USP por exemplo - com a finalidade de sempre estar atualizado com as questões ambientais e também colocar em pratica pesquisas inovadoras oriundas de projetos desenvolvidos nas universidades.

Vale ressaltar que a questão mais imprescindível que foi possível ser verificada e enfatizada neste evento foi que não existem inimigos ou aliados, ou até mesmo distinção de áreas nas questões de sustentabilidade e consciência verde, o que existe é um apoio mútuo e interesses comuns que devem ser cada vez mais explanados e explorados não só pelo ecossistema empreendedor, mas pela sociedade em geral. Portanto o que precisa ser cada vez mais pensado é que temos a necessidade de ter uma sinergia entre todos os âmbitos sociais a fim de preservar o nosso bem comum mais precioso: a nossa casa, a Terra.



25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MVP