
Lucas Andreolli
Soft Skills: É Preciso Ir Além Do Conhecimento Técnico.
A cada dia que passa, o diploma não é garantia de que você terá uma vida profissional de sucesso.
Há algumas décadas, quando poucas pessoas chegavam ao ensino superior, ter uma certificação de uma boa faculdade era o suficiente para que toda a sua família ficasse orgulhosa com a certeza do seu futuro próspero. Mas hoje, é preciso ir além do conhecimento técnico.
Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy disse uma frase que se encaixa perfeitamente na nossa conversa: “Empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”.
O que tiramos disso? Que é preciso treinar as suas habilidades interpessoais, para atender a demanda das empresas que contratam, ou até mesmo para instituir uma boa cultura no seu próprio negócio.
E isso tem nome: soft skills.
As soft skills são extremamente necessárias para que você desenvolva um bom network, consiga parceiros de negócios e até mesmo aumente as chances da sua empresa crescer. Porque, uma vez que você é capaz de impactar as pessoas tanto com seu conhecimento técnico, tanto que a sua capacidade de influenciá-las de forma positiva, o seu caminho se torna muito mais próspero.
Mas afinal, quais são as soft skills que você precisa desenvolver?
É exatamente o que eu vou te contar agora: as cinco soft skills fundamentais para você se destacar.
1. Comunicação
Saber passar uma mensagem de forma efetiva é fundamental para que você faça bons negócios, conheça pessoas que irão te levar para cima, dar palestras ou até mesmo fazer uma apresentação do seu negócio a um investidor (pitch).
2. Empatia
Para você conseguir se tornar um bom líder, e alguém que as pessoas podem, contar é preciso desenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Se liga nesse exemplo: se alguém do seu time diz que um parente está no hospital, um gesto simples mas que gera reciprocidade é perguntar, de forma privada, se está tudo bem e oferecer ajuda.
Ou se você está em uma posição de liderança, busque elogiar um colaborador na frente de todos, e corrigir no individual.
3. Diligência
Você precisa saber lidar com as pancadas e pedras que virão no caminho. Mas não significa “pensar positivo” e deixar o problema de lado.
Ser diligente é buscar solucionar qualquer adversidade, blindando seu psicológico, sem medo de pedir ajuda e o mais importante: aprender com a situação, analisando quais os próximos passos.
4. Criatividade
Você pode até achar que perdeu sua criatividade depois dos 10 anos de idade, mas essa á uma habilidade (que como qualquer outra) pode ser treinada.
Busque direcionar seu foco para enxergar soluções em meio ao caos, propondo inovação. E lembre-se: inovar não necessariamente é criar algo do zero, mas é também enxergar uma forma diferente de fazer algo que já existe.
5. Ética
Essa talvez seja a mais importante. Porque, de nada adianta ser alguém diligente, que se comunica bem, é empático e criativo, se você passa pessoas para trás ou toma atitudes duvidosas.
O CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett diz: “São necessários vinte anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”.
Então, é preciso se manter firme em seus valores, para não ultrapassar limites, já que uma vez que você é antiético, nunca mais as pessoas deixarão de apontar seu erro, o que pode afastar grandes oportunidades de negócio.
Quer um exemplo? Olha o Eike Batista, que de uma hora para outra foi descoberto que era antiético e corrupto, e hoje perdeu tudo o que conquistou.
Então, é muito importante sempre ir além do técnico e buscar aprimorar a cada dia as suas soft skills, que irão te diferenciar.